Oficinas Vivas

Visita ao Museu Imperial de Petrópolis

Na semana passada um grupo de aprendizes da Escola Viva Parque Tibetano visitou o Museu Imperial de Petrópolis. Foi uma rica experiência  que vivenciaram ao se depararem com a história da vida de Dom Pedro II. Conheceram como era seu cotidiano, sua família e sua tarefa perante à nação brasileira. Ao serem apresentados ao hábitos da época através dos móveis, objetos pessoais, os berços de ouro que eram usados pela família real e as vestimentas que eram confeccionadas com tecidos com fios de ouro, o olhar das crianças foi de muita perplexidade, com muitas perguntas. Também observaram com muita atenção e interesse a arte daquela época: os quadros que pintavam os artistas e como era a função da arte realista, quase fotográfica.

Toda essa vivência foi documentada através de vídeos e fotos, por dois aprendizes do grupo Cultura II (ensino médio) da Escola Vive Parque Tibetano.

Ao final de tudo fizemos um piquenique e brincamos de amarelinha no pátio do museu, na companhia de esquilos e macaquinhos!

É muito bom podermos vivenciar o aprendizado através de experiências vivas, visuais e sensoriais, que ficam para sempre em nossa lembrança!

site1 site2 site3 site4

site5